20 fevereiro, 2009

poucos minutos



Sabe aquela cena de filme em que as pessoas têm poucos minutos para pegar o necessário e deixar o local? Pois bem, no último dia 18, acordei e depois de um tempo notei uma aglomeração de pessoas na calçada, saí para ver o que era e havia um monte de terra na rua. O que será? Sentei, acendi um cigarro, e logo algumas conhecidas começaram a gritar: Sai daí, Luciana, risco de explosão. - O quê? Como assim?
Peguei minha filha ainda sonolenta, bolsa, celular e pasta de documentos e corri pra rua.
Conversei com as colegas, com os desconhecidos e os bombeiros: o barranco atrás do nosso bairro havia deslizado e invadiu as lojas. Cerca de doze lojas, em apenas um apartamento a terra chegou aos quartos. As portas dos comércios estavam retorcidas, coisa feia de se ver. Assustador. E a 50 metros da minha casa. O mesmo morro que estava no meu quintal, onde nasciam lírios brancos no verão.
Por sorte, estávamos de mudança marcada para o dia seguinte, antecipamos um pouquinho e agora estamos no novo lar e seguro, sem morros.

http://www.estadao.com.br/geral/not_ger326121,0.htm

Um comentário:

  1. Lu diz: olha o segundo post
    Paulo Satoshi diz:do barranco?
    Lu diz:é
    Lu diz:fiquei tão mal
    Paulo Satoshi diz: mas deu tudo certo no final né?
    Lu diz:é, pra mim sim
    Lu diz: mas o pessoal daquele prédio não pôde voltar pra casa e os debaixo não puderam abrir as lojas mais
    Lu diz:o meu prédio é do lado desse daí, assustador, né?
    Paulo Satoshi diz:a sua ex casa não tá na foto né?
    Paulo Satoshi diz:caraca
    Paulo Satoshi diz:nossa
    Paulo Satoshi diz:assustador mesmo
    Lu diz:não... mas vou ver se passo lá essa semana pra tirar outra foto
    Lu diz: eu liguei pra meio mundo aquela manhã
    Lu diz:morreu uma pessoa, um homem que estava dormindo
    Paulo Satoshi diz:mas o q aconteceu na verdade/
    Paulo Satoshi diz:desmoronou?
    Lu diz:a gente chamava de morro, mas acho q está mais pra barranco
    Lu diz:é, choveu muito esse mês, muito mesmo
    Lu diz: e desmoronou!
    Paulo Satoshi diz: não se mora atrás de morro
    Lu diz:mas isso nunca tinha acontecido ali, é um bairro nobre da cidade
    Paulo Satoshi diz:isso eu aprendo na faculdade
    Paulo Satoshi diz:mesmo assim
    Paulo Satoshi diz:qdo tiver q acontecer, acontece
    Paulo Satoshi diz:igual em SC
    Paulo Satoshi diz:solo saturado
    Lu diz:é
    Lu diz:tem gente dizendo q ali nas casas de cima tinham feito umas fossas
    Lu diz:e isso ajudou a piorar a situação
    Lu diz: na minha parte do morro, o dono tinha feito um encanamento dos dois lados, pra descer a chuva e o esgoto
    Lu diz: mas eu comentei com a minha mãe q naquela semana eu reparei q os canos não estavam dando conta, a água vinha descendo pelo morro, esse morro parece mais um muro alto de terra
    Lu diz:é reto
    Lu diz:o bombeiro disse q não pode ser assim, tem q ter degraus
    Paulo Satoshi diz:é...
    Paulo Satoshi diz:essa forma em degraus chama´se talude
    Lu diz:o mais assustador foram os bombeiros entrando pelos fundos da minha casa oferecendo ajuda pra pegar as coisas
    Lu diz:é, isso aí
    Lu diz:conscidência triste essa, aconteceu na quarta e eu ia sair dali na quinta
    Paulo Satoshi diz:eu tava lendo
    Paulo Satoshi diz:é mesmo
    Lu diz:e eu estava querendo mudar logo, já tinha arrumado as roupas e o quarto da clarice na casa nova.
    Paulo Satoshi diz:mas agora tá td bem, ja passou
    Lu diz: sim, já estou mais tranquila

    ResponderExcluir