25 maio, 2009

Receita de bolo de pinhão

O inverno já chegou por aqui e com ele o ADORADO pinhão. E dá pra comer pinhão de várias maneiras, por aqui, gostamos de bolo e de farofa de pinhão.
Quando morava no Rio não havia conhecido esse fruto, na verdade a semente, da araucária. Mas foi em uma festa Junina em São Paulo que conheci esse sabor tão gostoso!
Morando em Campos, praticamante um jardim de araucárias, facilmente se encontra pinhão em qualquer esquina. E muitos restaurantes tradicionais vendem o bolo de pinhão. Pois bem, como boa menina curiosa, tentei descobrir a receita, mas só me enrolaram... Resolvi ir tentando e tentando até encontrar A RECEITA! E descobri! Vou deixar registrada aqui, o bolo fica muito saboroso e fofinho!
Para começar, o pinhão deve ser cozido em panela de pressão por uma hora em fogo baixo, é muito, muito duro. Esses aí da foto foram cozidos dessa forma e deixamos na lareira para mantê-los aquecidos! Vamos lá!
Você vai precisar de:
- 2 xícaras de pinhões cozidos e descascados;
- 1 lata de leite condensado;
- 1 xícara de farinha de trigo;
- 1 colher das de sopa de fermento;
- 1 xícara de margarina
- 4 ovos;
- 1 pitada de sal.
Separe as claras das gemas e deixe-as batendo, até que fiquem firmes. Coloque os pinhões e todos os outros ingredientes (exceto o fermento) no liquidificador. Bata e ao final misture a massa, o fermento e as claras em neve utilizando uma colher. Despeje numa forma redonda, daquelas com um furo no meio, untada previamente. Leve ao forno (200°C) por 40 minutos. E está pronto!
Para uma receita mais calórica e doce, faça uma calda cremosa com leite condensado, coco ralado e um pouco de leite! Delícia! :)

Um comentário:

  1. Olá Lu. Vou fazer e digo daqui 1 hora como ficou. Obrigado!
    Rodrigo

    ResponderExcluir